Conheça o RIO

Norte Fluminense

O Norte Fluminense é uma das regiões geográficas do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É formada por dez municípios, que têm juntos pouco mais de 801 271 000 habitantes e que ocupam um território que perfaz cerca de 9 400 km².
O Rio Paraíba do Sul é o de maior importância da região que conta também com a lagoa Feia, antigamente a maior do estado, mas ainda hoje, a segunda maior lagoa de água doce do Brasil. As cidades de destaque são Campos dos Goytacazes e Macaé.
O relevo da região é marcado por uma grande planície de solo massapê, o que favorece a cultura da cana-de-açúcar. Outra cultura bastante importante é a do abacaxi, principalmente em cidades como Carapebus e Quissamã.
A descoberta de petróleo na Bacia de Campos pela Petrobras, na década de 1970, deu um impulso significativo para o desenvolvimento econômico da região que se tornou próspera graças aos benefícios provenientes do pagamento dos royalties do petróleo. A principal ligação viária entre o Norte Fluminense e a capital do estado é a rodovia federalBR-101.
Vale ressaltar que a chamada "região norte fluminense" localiza-se, na verdade, no nordeste do estado. Portanto, sua designação mais apropriada seria "região nordeste fluminense"
Campos dos Goytacazes
Carapebus

Cardoso Moreira

Macaé

Quissama

São Fidélis

São Francisco de Itabapoana

São João da Barra

Lagoa Feia é a segunda maior lagoa de água doce do Brasil, sendo superada somente pela Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul. Está localizada na divisa dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã no estado do Rio de Janeiro.


Noroeste Fluminense
A mesorregião do Noroeste Fluminense é uma das seis mesorregiões do estado brasileiro do Rio de Janeiro. É formada pela união de treze municípios.
A primeira atividade a gerar riqueza foi o cultivo do café. A produção de café atraiu muita mão-de-obra para a Região, inclusive de outros países, sendo que as principais eram oriundas da Itália e da Síria. Além, é claro, dos portugueses que colonizaram a Região e dos africanos, que eram escravos no início da atividade cafeeira.
Atualmente, a região produz bastante leite, que é comprado pela empresa Parmalat. Ela industrializa o leite e produz leite, requeijão, leite condensado, doce de leite e leite em pó. A Parmalat compra o leite dos pequenos produtores.
Outra atividade importante é a pecuária de corte, ou seja, criação de gado para produzir carne. Esta atividade, junto com a pecuária leiteira, são as principais da Região.
Aperibé
Itaocara
Natividade
Varre e Sai
Cambuci
Italva
Itaperuna
Lage do Muriaé
Miracema
Porciúncula
Santo Antônio de Padua
São José de Ubá


Bom Jesus do Itabapoana


Centro Sul Fluminense

A região Sul Fluminense e composta por 16 municípios:
Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Três Rios, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty.

A mesorregião do Sul Fluminense é uma das seis mesorregiões do Estado brasileiro do Rio de Janeiro e corresponde àquela área fronteiriça aos estados de São Paulo e Minas Gerais, subdividida nas microrregiões da Baía da Ilha Grande, de Barra do Piraí e do Vale do Paraíba Fluminense sendo que as duas últimas são cortadas de Oeste para Leste pelo rio Paraíba do Sul. Dentro do estado, faz divisa com o Centro Fluminense e a Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo banhada pelo oceano Atlântico nas cidades de Angra dos Reis e Parati.
É uma região de razoável densidade populacional, com cerca de 1,0 milhão habitantes de acordo com o IBGE.
Política, administrativa e culturalmente a região Sul Fluminense engloba, também, as microrregiões de Vassouras e de Três Rios, que juntas formam o Centro-Sul Fluminense.

Angra dos Reis


Barra do Piraí




Itatiaia


 Paraty

 Pinheiral

 Piraí

 Porto Real


 Quatis

 Resende

 Rio Claro

Rio das Flores

 Tres Rios

 Valença

 Vassouras

 Volta Redonda

 Barra Mansa

Costa Verde
Costa Verde é o nome dado ao litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Engloba os municípios de Itaguaí, Mangaratiba,  Rio Claro, Angras dos Reis e Paraty (que também fazem parte da região Sul Fluminense).
O nome é dado devido à expressiva presença de Mata Atlântica que ainda existe nesse trecho do litoral brasileiro.

 Itaguai
 
Mangaratiba

Mesorregião Serrana 




RESERVA BIOLÓGICA DE ARARAS
Situada na Serra do Mar, tem relevo bastante acidentado. Seu ponto culminante é o Pico do Couto, com 1.766m de altitude. Segundo o relato de antigos moradores, um dos vales da região abrigava um quilombo, que desenvolveu agricultura de subsistência de forma intensiva, provocando desmatamento. No entanto, pelas dificuldades de acesso a cobertura vegetal conseguiu se regenerar. Porém, são permitidas apenas visitas com interesses científicos.


CACHOEIRAS DE MACACU 

No turismo, o município é reconhecido pelas suas áreas verdes, onde predomina 51% de cobertura vegetal em Mata Atlântica, destacando-se a Serra do Mar e sua vasta rede hidrográfica. Trilhas ecológicas e acidentes geográficos de rara beleza, como a Pedra do Colégio, na Boa Vista, formam o seu cenário natural, além do Parque Estadual dos Três Picos.




 Lumiar



  SÃO PEDRO DA SERRA

Lumiar & São Pedro da Serra são os lugarejos mais famosos desta região, que se localiza a 30Km de Nova Friburgo e a 600 metros de altitude e cerca de300 metros abaixo de Nova Friburgo, sendo que Lumiar se destaca pelos seus poços, rios e cachoeiras e São Pedro da Serra pela sua tranquilidade durante o dia e a noite pela sua animada vida noturna, fazendo desta região ideal para os praticantes do ecoturismo. A distância entre Lumiar & São Pedro da Serra é de apenas 5Km.




PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS
Localizado em terras dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Um conjunto de escarpas íngremes, picos e encostas nuas torna o parque especialmente atraente para os montanhistas. A infra-estrutura não deixa a desejar: trilha suspensa, camping para até 20 barracas e pousadas-tanto na sede como em meio à trilha da Pedra do Sino-loja para venda material para escaladas e uma equipe sempre a postos para resgate, fiscalização e guarda explicam porquê é o segundo parque mais visitado do estado.



Itaipava

Guapumirim

 Nova Friburgo

 Petrópolis

 São José do Vale do Rio Preto

Teresópolis

A cidade de Tres Rios, também faz parte da Mesorregião Serrana.

 Mesorregião das Baixadas Litorâneas
 A mesorregião das Baixadas Litorâneas é formada por 13 municípios, entre eles está Cachoeira de Macacu.


Arraial do Cabo

Araruama

Armação de Búzios

 Cabo Frio

Casimiro de Abreu

 Iguaba

Saquarema

 São Pedro da Aldeia

 Maricá

 Rio Bonito

 Rio das Ostras

Silva Jardim


 Região Metropolitana


A Região Metropolitana do Rio de Janeiro, também conhecida como Grande Rio, foi instituída pela Lei Complementar de 1º de julho de 1974, após a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, unindo as então regiões metropolitanas do Grande Rio Fluminense e da Grande  Niterói.
  
 Belford Roxo

 Duque de Caxias
Itaboraí

 Japeri

 Magé

 Mesquita

 Nilópolis

 Niterói

 Nova Iguaçu

 Paracambi

 Rio de Janeiro

 Seropédia

 São João do Meriti

 São Gonçalo

Tanguá

 Queimados

Nenhum comentário:

Postar um comentário