Região dos Lagos

Região dos Lagos

Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro d’Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio das Ostras, Maricá são as cidades que formam a Região dos Lagos.

Destino preferido dos cariocas nos feriados prolongados, a Região dos Lagos abriga a badalada Búzios, a estruturada Cabo Frio e a tranqüila Arraial do Cabo. Na pequena Búzios, a combinação entre belezas naturais e charme é perfeita. Antiga vila de pescadores, abriga restaurantes e pousadas sofisticadas, boates e bares descolados que fazem a fama da Rua das Pedras e um comércio repleto de lojas de grife. Cosmopolita, recebe turistas estrangeiros o ano inteiro.  O balneário tem mais de vinte praias, cada uma com seu estilo – Geribá, por exemplo, é território dos surfistas e da paquera, enquanto Ferradura atrai famílias com crianças.
Saquarema
Cidade que têm como atrações principais a igreja Matriz N. S. de Nazareth, a praia de Itaúna e a praia da Vila.

Igreja Matriz N. S. de Nazareth: Localizada no centro da cidade e de fácil visualização, a igreja era uma pequena capela de 1662 até 1675, quando foi construído um templo de maiores dimensões.

A propósito, há uma lenda pitoresca, difundida pelos antigos pescadores locais: "o templo estava em condições precárias por volta de 1820 e tentaram construir a igreja em outro lugar, mas a imagem da Santa teimava em reaparecer no local original, o que determinou a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth no promontório à beira mar, em 1837 ".
Praia de Itaúna: Praia famosa pelas ondas que faz a alegria dos surfistas, é considerada o Maracanã do surf.
Praia da Vila: Ideal pra quem curte agitação dos quiosques, bares e restaurantes. Águas limpas e boas ondas numa paisagem tropical.Aqui também têm surf!
Quem gosta de mergulho e caça submarina encontrou o lugar certo. As águas transparentes e frias de Arraial são repletas de peixes, graças ao fenômeno da “Ressurgência“, que ocorre em raros pontos do planeta.
Orla Bardot: com uma singela homenagem a Brigitte Bardot dando o seu nome ao principal ponto da cidade, a Orla Bardot se estende desde o fim da praia do Canto até o fim da praia da Armação, completando os fins de tarde em Buzios.
Mirantes da península: localizados em pontos estratégicos da península os mirantes de Buzios são dois, e são bastante para propiciar uma vista completa de toda península, incluindo ilhas e as montanhas da serra. Um se encontra entre as praias de João Fernandinho e Brava, o outro entre as praias Brava e do Forno.
A lagoa de Araruama é a maior das lagoas da região (na verdade uma laguna, já que tem ligação com o mar), mas não é a única. Há dezenas de outras pequenas lagoas.

Maricá consegue preservar a ambientação agradável até nas épocas mais agitadas do ano.
O ecoturismo é crescente permitindo a valorização do município. Atenção especial ao Pico da Lagoinha* a 10 km do centro da cidade. É uma trilha pesada em vegetação densa de Mata Atlântica que guarda singelos córregos.
A Praia de Ponta Negra também merece destaque. Praia oceânica de águas transparentes tendo a paisagem ao redor formada pela Ponta Negra com seu farol, e pela Restinga de Maricá.
A praia de Jaconé, divisa com Saquarema, é propícia para a prática de surf.
Rio Bonito
A cidade possui um considerável patrimônio cultural, além de beleza natural constituída por seus parques e cachoeiras.
O destaque vai para o Parque da Caixa D’Água, composto por trilhas, piscinas naturais e cachoeiras belíssimas, tudo circundado por espécimes da fauna e da flora da Mata Atlântica.

Em tupi-guarani, Iguaba Grande quer dizer " Lugar de muitas águas ".
A orla central, toda arborizada, é propícia para passeios com toda a família. Leve uma máquina fotográfica para registrar os momentos inesquecíveis.
O clima é agradável durante todo o ano. As chuvas caem predominantemente à noite, garantindo dias claros e ensolarados.
Caminhadas no calçadão, brilho das estrelas a noite, bares e restaurantes de qualidade e hospitalidade. Iguaba é um recanto de paz na região dos lagos.

São Pedro da Aldeia 
É originária da Aldeia de São Pedro do Cabo Frio, fundada pelos padres da Companhia de Jesus em 1617.
O potencial turístico de São Pedro vem sido desenvolvido nos últimos anos. As praias e lagoas são numerosas no município. As diversas salinas desativadas ao longo da estrada fazem lembrar da antiga atividade econômica da região.
A Praia do Sol é propícia para banhos, a vegetação ao redor é composta por muitas aroeiras. As praias do Balneário, da Baleia e do Boqueirão são as mais conhecidas.
Um ponto interessante em São Pedro é a Casa Flor. Construída por Gabriel dos Santos, pedreiro-escultor que a ergueu utilizandotodo tipo de material que encontrava, seguindo intuições que tinha em sonhos. Realizou uma obra que atualmente écomparada à arquitetura de Antonio Gaudi, excêntrico arquiteto catalão de Art Noveau. 
  



Rio das Ostras 
Abençoado com belas praias, o município também oferece festivais de todos os tipos, que mantêm a cidade em pleno movimento todas as épocas do ano.
Outra coisa legal é a programação de shows da cidade, a maioria é gratuita e com artistas de renome.
Dentre as praias mais conhecidas está Costa Azul. A infraestrutura ao redor da praia foi reformada, tornando o local ainda mais atrativo. Alguns pontos da praia são bons para a prática de surf e board.
O Turismo Rural e o Turismo Ecológico ganham força no município, antes conhecido apenas como “destino litorâneo”. A área rural de Rio das Ostras é extensa, e os responsáveis estão sabendo explorar bem isto na cidade. Diversas fazendas estão integrando o circuito eco-rural, e a cidade começa a entrar no roteiro internacional.
A noite de Rio das Ostras muito agradável. As ruelas do balneário estão sempre cheias de gente conversando e curtindo o clima privilegiado.
A feirinha de artesanato no centro da cidade é bem diversificada
Cabo Frio
É a cidade que possui um dos mais concorridos Reveillon da Região dos Lagos.A cidade recebe em grande número turistas mineiros e capixabas, além dos cariocas.
A cidade também é a que possui maior suporte para os turistas, como bancos, restaurantes e pousadas.Alguns pontos turísticos não podem ficar sem sua visita.Entre eles,a Praia do Forte, o Forte São Mateus, a Praia do Peró e a Praia das Conchas.

Búzios
 hoje é um destino turístico internacional.Argentinos são presença certa na cidade e boa parte dos cariocas preferem búzios como lugar para descanso, mas a cidade sofre nos longos feriados com um trânsito que fica um pouco complicado.
A península de Búzios, com 26 praias é banhada pelas correntes marítimas da Antártica e do Brasil. A oeste, Búzios oferece praias de mar calmo e águas quentes cristalinas e a leste, as praias são geralmente de mar aberto, com algumas enseadas e águas um pouco mais frias. Sua geografia muito particular, mais parece uma ilha.
Para os amantes do Mountain Bike em Búzios existem inúmeras trilhas em lugares de vegetação fechada de mata atlântica, existem passeios guiados ou o aluguel particular de bicicletas. 
Praia de Geribá: de mar aberto e impetuosas ondas propicias para a prática do surf, wind surf
Praia da Ferradurinha: um dos mais belos cantos da península, localizada ao sul, de águas calmas e de pequenas dimensões, excelente para os amantes da fotografia.
Praia de João Fernandes: é a praia mais famosa da península, freqüentada pelo turismo internacional e com movimentação o ano todo, localizada ao norte e com uma grande riqueza submarina.
Rua Das Pedras: tem este nome pelo estilo de pedras não convencionais usadas para decorar a passagem dos pedestres e nela é proibido o tráfego de automóveis.
Arraial do Cabo
Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. Toda esta natureza, junto com a hospitalidade do povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, fazem desta cidade inesquecível e imperdível. Para os mergulhadores Arraial revela um tesouro: seu fundo do mar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário